Comparativo
Abril: -1,6%
Março: 1,4%
Fevereiro: 0,8%
1º quadrimestre 2023 x 2022: 4,8%
Últimos 12 meses: 6,8%
Volume de serviços recua 1,6% em abril.
O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que estimava queda de 0,5%, segundo consenso Refinitiv.
Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (15) pelo IBGE, mostraram que o setor de serviços do Brasil teve retração de 1,6% em abril, ante variação positiva de 1,4% em março. Quatro das cinco atividades pesquisadas apresentaram retração, sendo o setor de Transporte o destaque negativo (-4,4%).
O único grupo que apresentou variação positiva no mês foi o de Serviços Prestados às Famílias, que expandiu 1,2%, recuperando parte da perda acumulada dos meses anteriores. Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, “O ganho nesse mês vem tanto de alojamento e alimentação (3,7%) como de outros serviços prestados às famílias (3,5%). Dentro desse segmento, a parte de atividades teatrais, musicais e de espetáculos em geral teve maior influência”.
Quando olhamos para a segmentação territorial, 26 dos 27 estados da federação apresentaram retração. O único resultado positivo foi do Ceará, com alta de 1,0%. Por outro lado, os maiores impactos negativos vieram de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que recuaram 1,5%, 5,5% e 3,5%, respectivamente.