Federal Reserve eleva juros em 0,25 p.p.
Após manter a taxa de juros inalterada na última decisão, o Fed (banco central americano) decidiu pela elevação da taxa de juros do país em 0,25%, passando a oscilar entre 5,25% e 5,50%, em um movimento já esperado, dado o tom da última reunião. A decisão foi unânime e fez os juros norte-americanos alcançarem o maior patamar desde 2001.
O crescimento da atividade econômica no país e o baixo desemprego foram os principais fatores que influenciaram na definição. Conforme os dirigentes da autoridade monetária expuseram na última decisão, a pausa na elevação dos juros tinha o intuito de observar melhor os indicadores e ter mais subsídios para a tomada de decisão. A defasagem que há nos resultados causados pela política monetária foi um dos fatores levado em consideração. O Fed também se mantém atento a mudanças no cenário que demandem novos ajustes na política adotada.
O mercado espera pelo menos mais uma alta de juros até o final do ano, ao mesmo tempo em que observa atentamente os novos indicadores econômicos que podem alterar as projeções.