Análise Técnica – 03.12.24

PIB cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024.

Conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024, desacelerando após crescer 1,4% no segundo trimestre.

Em valores correntes, o PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, foi de R$ 2,989 trilhões. Em comparação com o terceiro trimestre de 2023, o PIB registrou crescimento de 4%. O desempenho veio conforme as estimativas do mercado, tanto na comparação trimestral quanto anual.

Na leitura trimestral, pela ótica da oferta, o avanço do indicador foi impulsionado pelo crescimento do setor de Serviços (0,9%) e da Indústria (0,6%). Em contrapartida, a Agropecuária mostrou recuo de 0,9% no período.

Ainda na comparação trimestral, pela ótica da demanda, houve avanço de 1,5% no consumo das famílias, de 0,8% no consumo do governo e de 2,1% na formação bruta de capital fixo. Em relação ao setor externo, houve queda de 0,6% nas exportações e alta de 1,0% nas importações de bens e serviços.

Em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, a alta de 4% do PIB refletiu o crescimento dos Serviços (4,1%) e da Indústria (3,6%). Por outro lado, assim como na comparação trimestral, a Agropecuária apresentou retração, neste caso de 0,8%.

No acumulado dos quatro trimestres encerrados em setembro de 2024, o PIB cresceu 3,1% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O desempenho acumulado foi influenciado pelo avanço de 3,4% da Indústria, de 3,4% do setor de Serviços e pela queda de 2,9% da Agropecuária.

Na mesma comparação, pela ótica da demanda, o consumo das famílias registrou alta de 4,5% e o consumo do governo apresentou alta de 2,9% e a formação bruta de capital fixo avançou 3,7%. Já no âmbito externo, houve avanço de 4,8% nas exportações de bens e serviços e de 10,3% nas importações de bens e serviços no período.

A projeção do mercado, com base nos dados do Boletim Focus de 29 de novembro, é que o PIB do Brasil cresça 3,22% em 2024 e 1,95% em 2025.

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.