Boletim Econômico – 07.10.2022

No Brasil:

PMI de Serviços caiu para 51,9 pontos em setembro. O PMI de Serviços do Brasil, divulgado pelo S&P Global nesta quarta (5), reduziu para 51,9 em setembro ante 53,9 em agosto. Vale ressaltar que qualquer valor acima de 50 pontos indica expansão na atividade.

PMI Industrial caiu para 51,1 pontos em setembro. O PMI Industrial do Brasil, divulgado pelo S&P Global nesta segunda (3), reduziu para 51,1 em setembro ante 51,9 em agosto. Vale ressaltar que qualquer valor acima de 50 pontos indica expansão na atividade.

Crédito consignado com Auxílio Brasil devem ser liberados em outubro. De acordo com Daniella Marques, presidenta da Caixa Econômica Federal, o crédito consignado com Auxílio Brasil deverá ser liberado entre os dias 10 e 15 de outubro.

Vendas no varejo recuam em agosto. De acordo com relatório divulgado pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil recuou 0,1% em agosto na comparação com julho. No acumulado de 2022, o varejo registra alta de 0,5%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula queda de -1,4%. Na comparação com agosto de 2021, o registro é de alta de 1,6%.

No Mundo:

EUA criam menos vagas em setembro. Segundo relatório de emprego do Departamento do Trabalho os EUA criaram 263 mil empregos em setembro.  O número representa uma desaceleração na criação mensal de postos de trabalho: em agosto, foram 315 mil, e em julho, 537 mil. Com o resultado, a taxa de desemprego foi estimada em 3,5%, abaixo dos 3,7% do mês anterior.

Inflação anual na Argentina deve superar 100% em 2022. De acordo com uma pesquisa de analistas publicada pelo banco central do país a inflação anual da Argentina poderá atingir 100,3% este ano. A inflação mensal de setembro deve atingir 6,7%, ligeiramente abaixo dos 7% registrados em agosto, segundo a mediana das estimativas.

FMI indica recessão em 2023. De acordo com Kristalina Georgieva, diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), o próximo ano será difícil para a economia mundial, com pelo menos um terço do planeta entrando em recessão. Segundo Georgieva, choques como a invasão da Ucrânia pela Rússia, os altos preços de energia e alimentos e as pressões inflacionárias persistentes são as principais razões para uma perspectiva negativa da economia para o próximo ano.

Vendas no varejo da Alemanha recuam em agosto. De acordo com o departamento federal de estatísticas da Alemanha (Destatis), o volume de vendas no varejo na Alemanha em agosto (com ajustes por preços) caiu 1,3% em agosto ante julho. Em comparação com agosto do ano passado, a queda atingiu 4,3%.

Opep+ decide por cortar a produção. Os países da Opep+ tomaram a decisão por cortar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia e pretendem evitar que os preços do petróleo caiam abaixo de US$ 80 o barril, o mínimo necessário para poupá-los de problemas fiscais.

Credit Suisse anuncia recompra. O Credit Suisse, em meio a rumores quanto a saúde financeira da instituição, anunciou nesta sexta-feira planos de recomprar o equivalente a 3 bilhões de francos suíços em bônus de sua emissão para economizar em pagamentos de juros. O banco suíço se prepara para um processo de reestruturação das suas operações.

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.