Análise Técnica – 08.12.22

Vendas no varejo crescem 0,4% em outubro.

As vendas no varejo do mês de outubro, divulgadas nesta quinta-feira (8), pelo IBGE, apresentaram crescimento de 0,4% em relação a setembro, valor levemente acima da expectativa de alta de 0,3%, segundo consenso da Refinitiv. O varejo reverteu a queda e agora acumula alta de 0,1% nos últimos 12 meses e de 1,0% no ano. O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e materiais de construção, registrou expansão de 0,5% na comparação mensal e acumula queda de 1,0% nos últimos 12 meses e de 0,5% no ano.

Seis das dez atividades apresentaram variação positiva no período, os principais destaques foram: móveis e eletrodomésticos (2,5%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (2,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%).

O setor varejista se manteve mais um mês no campo positivo, todavia, não esperamos que haja crescimento robusto daqui em diante, visto a desaceleração econômica no Brasil e no mundo, reforçada pela política monetária contracionista dos bancos centrais.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.