Federal Reserve aumenta juros em 0,25 p.p.
O Fed (banco central americano) divulgou nesta quarta-feira (03) a elevação de 0,25 p.p. na taxa de juros americana, a décima alta consecutiva, marcando o maior nível de taxas desde 2007. Com a decisão as fed funds passaram do patamar de intervalo de 4,75%-5,00% para 5,00%-5,25%.
A decisão veio em linha com as expectativas de mercado, refletindo os níveis ainda elevados de inflação norte-americana. No comunicado que acompanha a decisão, a autoridade monetária sinaliza que poderá dar uma pausa em novos justes, para que os membros do colegiado avaliem a crise nos bancos regionais e as discussões em torno da dívida pública, mas não descartou possíveis novos aumentos, caso os dados inflacionários se mostrem persistentes.
Jerome Powell destacou a estabilidade dos preços diante de um mercado de trabalho que ainda segue um desequilíbrio de oferta e demanda. O presidente ponderou ainda, condições de crédito mais restritas, diante do patamar de juros e da crise do setor bancário e o risco de um possível calote, caso não haja um aumento do teto da dívida, que está em discussão no Congresso dos EUA.