Federal Reserve mantém taxa de juros inalterada.
Após dez altas consecutivas, o Fed (Banco Central Americano) decidiu pela manutenção da taxa de juros do país no intervalo de 5% a 5,25%. A decisão, divulgada nesta quarta-feira (14), veio em linha com o esperado pelo mercado.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica segue crescendo em ritmo modesto. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada”, disse o comunicado da autoridade monetária.
A pausa na elevação do aperto monetário dá tempo para os dirigentes do Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Fed) avaliarem o cenário econômico e os novos indicadores divulgados, para se adaptarem às mudanças no cenário, caso necessário. A defasagem que há entre a implementação da política monetária e seus efeitos na economia real é um fator que também precisa ser considerado, pois os efeitos das medidas adotadas não surgem instantaneamente, precisando assim de um maior horizonte de ação. O Fed iniciou o ciclo de alta em março de 2022.
Apesar da decisão unânime por manter a taxa inalterada, o Comitê não descarta novas altas até cumprir seu objetivo de reduzir a inflação à meta de 2%. Apesar da gradual retração do processo inflacionário, o índice de preços do país ainda se encontra no patamar de 4% na medida anualizada.