No Brasil:
IBC-Br recuou 0,05% em outubro. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, divulgado nesta quarta-feira (14), recuou 0,05% no mês de outubro ante estabilidade em setembro (dado revisado), o resultado veio abaixo da alta de 0,50% esperada pelo mercado. O indicador acumula alta de 3,13% nos últimos 12 meses e 3,41% no ano.
Volume de Serviços cai 0,6% em outubro. O Volume de Serviços, divulgado nesta terça-feira (13), pelo IBGE, apresentou recuo de 0,6% na passagem de setembro para outubro e acumula alta de 9,0% nos últimos 12 meses e 8,7% no ano. A expectativa era de baixa de 1,0% na base mensal.
Lula indica Mercadante para a presidência do BNDES. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante será presidente do BNDES em seu governo. A confirmação aconteceu no discurso de encerramento dos trabalhos do gabinete de transição. Ele substituirá o atual presidente Gustavo Montezano.
Lei das Estatais. Os deputados aprovaram na noite de terça-feira, por 314 votos a 66, uma proposta que reduz de três anos para um mês a quarentena para os nomeados como executivos e membros do conselho de empresas estatais que tenham participado de campanhas políticas. A mudança permitiria à administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomear políticos para cargos-chave em empresas controladas pelo governo. Contundo, as mudanças ainda precisam do apoio dos senadores antes de ser sancionadas.
No Mundo:
Federal Reserve aumenta juros em 0,50 p.p.. O Fed (Banco Central americano) divulgou, nesta quarta-feira (14), a elevação de 0,50 p.p. na taxa de juros americana na última reunião do ano, para um valor entre 4,25% e 4,50%. O movimento de redução no ritmo de alta já era esperado pelo mercado, o que foi corroborado pela desaceleração mais forte da inflação nos últimos 2 meses.
Produção industrial da China desacelera em novembro. Segundo dados divulgados pela China percebe-se um forte impacto econômico causado pelas restrições à circulação no país dentro da política de covid-zero imposta pelo governo. A produção industrial chinesa aumentou 2,2% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado, uma desaceleração em relação a outubro, quando o indicador mostrou uma expansão de 5%. O consenso de mercado pesquisado pela Reuters apontava para avanço de 3,6% em novembro.
Produção industrial nos EUA cai em novembro. Segundo o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a produção industrial dos Estados Unidos teve queda de 0,2% em novembro, na comparação com o mês anterior. Analistas previam avanço de 0,1% no período, segundo o consenso Refinitiv.
BoE eleva taxa de juros no Reino Unido. O Bando da Inglaterra (BoE) decidiu elevar sua taxa bancária em 50 pontos-base, para 3,50%. Destaca-se que dois membros do colegiado votaram por manter a taxa em 3,00% e um votou por uma alta mais elevada, de 0,75%.
BCE reduz ritmo de elevação de juros. O Banco Central Europeu (BCE) decidiu reduzir o ritmo de alta de suas taxas de juros e optou por uma elevação de 50 pontos-base em sua reunião de hoje. A taxa de refinanciamento subiu de 2% para 2,50%; a taxa sobre depósitos de 1,5% para 2,0%; e a taxa sobre empréstimos marginais de 2,25% para 2,75%.
BC da Rússia decide manter taxa básica de juros. O Banco Central da Rússia decidiu por manter sua taxa básica de juros em 7,50%. Em comunicado, a instituição diz que os preços ao consumidor estão subindo “em um ritmo moderado”, com a demanda contida.
BC da Suíça decide elevar taxa básica de juros. O Banco Central da Suíça decidiu por subir sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 1,00%. Em comunicado, o BC diz que busca conter a pressão inflacionária e sua disseminação e acrescenta que podem ser necessárias mais elevações nos juros, para garantir a estabilidade de preços no médio prazo.
Pedidos de seguro-desemprego nos EUA caem. Segundo o departamento do trabalho, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caíram 20 mil na semana encerrada em 10 de dezembro, para 211.000. O dado veio abaixo do consenso Refinitiv que previa 230 mil novas solicitações.
Inflação na Argentina sobe em novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Argentina teve crescimento de 4,9% em novembro, na comparação com outubro, com alta de 92,4% na comparação anual.
PIB da Argentina cresce no 3º trimestre. Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), o Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina avançou 5,9% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve alta de 1,7%, com ajustes sazonais.
PIB do Reino Unido cresceu em outubro. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês), o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% em outubro, ante queda de 0,6% em setembro. Estima-se que o PIB mensal esteja agora 0,4% acima dos níveis anteriores ao coronavírus (fevereiro 2020).
CPI da Zona do Euro perde força em novembro. Segundo a Eurostat, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro mostrou desaceleração e ficou em -0,1% em novembro ante outubro, atingiu 10,1% na comparação anual (ante 10,6% em outubro). O resultado ficou em linha com o consenso Refinitiv na comparação mensal (-0,1%) e ligeiramente acima na medição anual (+10,0%).
CPI da Alemanha cai em novembro. Segundo a Destatis, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha caiu 0,5% em novembro ante outubro e alcançou 10,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números confirmaram a divulgação preliminar e também as estimativas de mercado: o consenso Refinitiv era de -0,5% no mês e de + 10,0% no ano.
PMI composto da Zona do Euro avança em dezembro. Segundo a S&P Global, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Zona do Euro, que inclui as medições da indústria e dos serviços, avançou para 48,8 em dezembro, ante 47,8 em novembro.
Taxa de desemprego no Reino Unido cresce. Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (NOS, na sigla em inglês), a taxa de desemprego no Reino Unido ao final do trimestre encerrado em outubro cresceu marginalmente (0,1 ponto porcentual), para 3,7%.