LEMA Economia & Finanças - Mais que uma Empresa de Consultoria de Investimentos para os RPPS

Guia de Aprovação para o CGRPPS

Por Gustavo Leite

Olá! Eu sou o Gustavo, consultor da LEMA e professor na LEMA Educação. Ao longo de toda minha vida estudantil convivi com cabeças espertas e dedicadas, mas com um medo terrível de fazer prova. Começa com aquela insegurança de não memorizar o que foi visto, passando pela falta de concentração na prova e indecisão na marcação da alternativa correta. Se você sente um pouco ou muito desses sintomas, espero te ajudar com as próximas linhas.

Nesse artigo falarei sobre a certificação profissional em mercado financeiro, em especial da CGRPPS. Esta que tem como objetivo elevar os padrões dos profissionais que atuam na gestão de recursos, mas aqui será abordado o seu objetivo: passar na prova!

Para alcançar qualquer objetivo com eficiência é imprescindível adotar uma estratégia. Para a prova de certificação não é diferente. Depois da estratégia deve ser definido um plano de ação e na execução deste plano não abra mão de adotar os melhores instrumentos. No meio desse caminho, eu desejo que você encontre boas parcerias.

A prova do CGRPPS apresenta 50 questões ao todo e a aprovação virá com o acerto de, pelo menos, metade delas. Isso significa que o participante que acertar 25 questões terá o mesmo certificado do que acertou toda a prova. Com isso, crie uma estratégia para garantir metade da prova, focando nos assuntos mais cobrados e nos que você mais tem afinidade.

Depois de definir a estratégia e o foco da sua preparação, crie um plano. Sugiro fortemente que você marque a prova assim que terminar de ler esse texto. Marca para 15, 20 ou 30 dias. Se for possível realizar um curso de preparação nesse período, faça-o. Um bom curso vai te dar a segurança e um material direcionado.  Isso vai te ajudar a criar um cronograma de estudos. Este cronograma não deve ter mais de um mês. Tranquilamente você pode estudar o conteúdo em um dia e resolver as questões relacionadas no outro.

Agora vem a parte mais difícil: pôr o plano em prática. É comum não ter disposição para estudar sobre novos temas depois de um longo dia de trabalho, por isso você deve utilizar novas ferramentas, como grupo de estudos, mapas mentais, resumos, e, principalmente, resolver muitas questões. Um bom simulado pode te garantir boa parte da sua aprovação, mas as questões não se resolvem sozinhas, lembre-se disso.

Pronto! Criou estratégia, fez o plano e cumpriu o cronograma de estudos? Confio que você passará na prova. Agora, só uma coisa pode te atrapalhar: o nervosismo. Mas, você não vai perder todo esse esforço por uma auto sabotagem, né? Respira, dá uma última olhada nas revisões, respira, toma água e já pensa no e-mail que você receberá com o certificado em seu nome.

Seu RPPS merece uma gestão qualificada e certificada. Você, membro de Comitê, precisa dar essa segurança aos seus colegas beneficiários. Além disso, observe o tamanho da oportunidade que é ter acesso a recursos para aprender sobre temas tão importantes que não foram vistos na escola ou faculdade. Esse pode ser um passo para se tornar uma referência em sua cidade, inclusive repassando esses conhecimentos sobre economia, mercado financeiro e de capitais, além de poder falar melhor sobre o próprio RPPS.

Agora é mão na massa! Pega algum material para a prova, seleciona os principais temas, foca nas 25 questões, cria um cronograma de estudo diário, resolve muitas questões e mantém a tranquilidade na hora da prova. Um bom curso e professores atentos vão te dar muito mais segurança, mas o depósito de fé deve ir todo para você.

Se você chegou até o final do texto, estou certo de que seu RPPS não vai ficar irregular por conta de um profissional que não se desafiou a fazer uma prova. Após essa etapa, espero te encontrar ao longo do caminho para tratar sobre certificações mais avançadas, cursos mais específicos e materiais mais arrojados.

Se tiver qualquer dúvida com o conteúdo ou quiser bater um papo para ajudar a manter a calma antes da prova, entre em contato conosco.

Desejo muita sorte nessa batalha!